quarta-feira, 22 de junho de 2016

NOTAS SOBRE A APRESENTAÇÃO (DEFESA) DO TCC/MONOGRAFIA


Tirando a piadinha velha, porém inevitável, de que uns defendem A monografia, outros SE DEFENDEM DA monografia, passo a levar-lhes algumas dicas que podem ser úteis para quem ainda não passou por esse importante momento da vida acadêmica.

PRIMEIRO – PREPARE-SE:
- ir para a apresentação na base do improviso é um grande (grandíssimo) erro; não é porque você pesquisou e escreveu que você está pronto para apresentar;

- leitura, escrita e fala são ferramentas complementares, mas distintas;

- na sua apresentação, ninguém te interrompe, então é um momento que pode e deve ser bem ensaiado, até mesmo decorado (em casos extremos);

- ensaie, ensaie e ensaie; peça para alguém te ouvir apresentar; apresente para o espelho – mas ensaie!

- ...e, complementando o item anterior, ensaie falando! Não adianta “falar na mente”, tem que “falar com a boca”! Ninguém engasga, gagueja ou se confunde quando está pensando... Treinar o ato da fala é essencial para o sucesso da apresentação que é... Advinha??? Falada!

SEGUNDO – MONTE SUA APRESENTAÇÃO:
- a apresentação é um ritual de movimentos mais ou menos pré-definidos; embora exista sempre um grau de imprevisibilidade, há uma rotina a ser cumprida, obrigatoriamente – é isso que vamos discutir abaixo.

- na graduação, você terá 10 minutos, prorrogáveis por mais 5, somando um tempo máximo de 15 minutos, dentro dos quais você deverá introduzir, desenvolver e concluir sua apresentação;

- a divisão de tempo que sugiro é uma estimativa, mas serve de base para seu planejamento: calcule aproximadamente 4’ para introdução, 7’ para desenvolvimento e 2’ para conclusão (isso dá uma soma de 13 minutos, deixando uma folga de 2 minutos, caso seja necessário); vejamos cada uma dessas etapas em detalhe:

a) INTRODUÇÃO (aprox. 4min):
- o que estou aqui chamando de introdução é fielmente igual à introdução de seu trabalho (considerando que ela tenha sido feita da forma técnica);

- inicie pelos cumprimentos de praxe: professores da banca, bom dia/noite; meu nome é ____. Mas, POR FAVOR!!! Sem peroração na hora de cumprimentar a banca. Seja educado, porém seco e objetivo. Um “professor Fulano, professor Ciclano e professor orientador Beltrano” é mais do que ótimo. Nada de “estimadíssimo, digníssimo, importantíssimo Fulano”. Qualquer deslize será considerado bajulação barata e você passa ser mal visto pela banca.

- de imediato, comece a apresentar os elementos-chave de seu trabalho, conforme detalhado a seguir (você pode e deve usar essa mesma ordem, que segue a ordem de sua introdução, se feita corretamente):
1. meu trabalho se intitula ______;
2. meu tema foi _____ e meu subtema foi ____;
3. o problema levantado foi _____;
4. a hipótese da pesquisa foi _____;
(se você não trabalhou sobre um problema específico, apresente os objetivos gerais e específicos de seu trabalho no lugar dos pontos 3 e 4)
5. a justificativa (relevância) da pesquisa é que ____; (ou seja, explique porque o problema investigado é relevante para a sociedade e/ou para a cultura jurídica – você pode fazer isso de diversos modos, como, por exemplo, demonstrar as diversas consequências de se adotar um ou outro posicionamento a respeito do problema investigado; ou demonstrar a repercussão social de um certo tema e a necessidade de melhor compreendê-lo)
6. a metodologia de pesquisa adotada foi ____; (em geral, no curso de direito, usamos como metodologia o método dedutivo, a partir da leitura e análise de doutrina, legislação e julgados relevantes para o problema)
7. a base teórica adotada foram os autores _____ (citar os principais livros lidos que embasaram a pesquisa);
8. o texto foi organizado em 3 capítulos: no primeiro, tratei do assunto ____; no segundo, do assunto ___; no terceiro, fiz a discussão do problema investigado; (aqui você pode e deve traçar as linhas gerais dos dois capítulos iniciais, mas não dê detalhes do capítulo em que se encontra a discussão, pois você fará isso a seguir); (falo aqui de três capítulos porque, em geral, essa é uma estrutura bastante boa para um trabalho de graduação, mas, obviamente, você deve adaptar sua apresentação conforme o as especificidades de seu trabalho).

- se você leu minhas dicas sobre como redigir a introdução, você está percebendo que a introdução da apresentação corresponde fielmente à introdução escrita – e é assim, mesmo.

- isso fecha a introdução; pode estar parecendo grande, mas não é; essas falas devem estar bem ensaiadas, memorizadas; vou repetir: improviso aqui equivale à morte; se você não consegue completar essas frases sozinho (isso é um sinal de problema...), peça ajuda para seu amado orientador.

b) DESENVOLVIMENTO (aprox. 7min):
- aqui a regra de ouro é: ATENHA-SE AO PONTO CENTRAL da discussão;

- tenha em mente que seu texto foi escrito ao longo de meses e não é possível falar tudo que você aprendeu/escreveu em alguns minutos – nem tente; nem queira...

- depois de ter apresentado o conteúdo dos capítulos na introdução, você poderá ir diretamente para a discussão central, dizendo alguma coisa parecida com isto: bem, após ter tratado do assunto____ no capítulo 1 e do assunto ___ no capítulo 2, no terceiro capítulo eu tratei da discussão sobre o problema da ____ (repetir o problema) – então comece a explicar;

- atenção: você deve sempre (no texto e na apresentação) tratar dos dois (ou mais) lados da discussão; sempre haverá prós e contras, correntes favoráveis e desfavoráveis a um determinado posicionamento; é um grave erro apresentar somente uma delas (geralmente o aluno apresenta apenas aquela corrente com a qual concorda, o que mostra deficiência, porque o conhecimento é um diálogo e, então, se você está falando sozinho, você não tem conhecimento);

- você pode planejar sua apresentação com a seguinte estrutura (repito, isso é uma ideia para você adaptar conforme o caso específico de seu trabalho):
1. repita a justificativa, de modo rápido/resumido;
2. apresente os argumentos de um posicionamento, ou seja, cite a argumentação, os fundamentos teóricos de uma posição; na sequência, cite doutrinadores importantes e/ou julgados relevantes que sustentam essa posição;
3. faça o mesmo com o(s) posicionamento(s) contrário(s);
4. aponte qual deles é predominante (ou a inexistência de predominância);
(Se você não trabalhou sobre um problema específico, aponte os resultados alcançados – você tinha objetivos gerais e específicos; então, o que conseguiu? Qual foi o fruto do seu trabalho? O que você pode dizer a partir de seu estudo?)

c) CONCLUSÃO (aprox. 2min):
- na conclusão você vai repetir de modo sintetizado os principais elementos já ditos. Alguns exemplos de frases a usar:
1. Então, conforme dissemos no início, o trabalho tinha por objetivo pesquisar a respeito do problema ___;
2. Partimos da hipótese ____;
3. A hipótese foi confirmada (ou não foi confirmada) pela pesquisa, pois a maioria da doutrina/jurisprudência se posiciona no sentido ____, conforme se viu;
(Ou, se não trabalhou com um problema específico, dizer que 2. os objetivos eram ___; 3. esses objetivos foram alcançados, podendo-se dizer que ___ informar o resultado da pesquisa/estudo____);
4. Eventuais comentários sobre algum detalhe técnico a corrigir ou acrescentar ao texto ou à pesquisa como um todo;
5. Agradeça pela atenção da banca e coloque-se à disposição para os questionamentos.

* OBSERVAÇÕES GERAIS:
- elabore um roteiro de sua apresentação (um roteiro é uma seqüência das ideias/palavras-chave que você apresentará, para não deixar nada para trás);

- Esse roteiro da sua apresentação PODE e DEVE ser impresso e compartilhado com os membros da banca;

- porém, não leve um texto para ser lido; isso tira a naturalidade de sua apresentação e a banca te avalia mal;

- é melhor uma apresentação gaguejada, porém espontânea, do que uma apresentação meramente lida de ponta a ponta – afinal, saber ler é requisito para você entrar no curso, não para dele sair;

- se elaborar slides de PowerPoint, leve-os impressos para os membros da banca. No âmbito da graduação de direito, considero raríssimas as exceções que justificam uma apresentação com slides. Pense: você dorme quando seu professor põe os slides, não é? Eu sem dúvida durmo... Então, você quer que seu avaliador/banca durma no momento crucial de seu trabalho? A não ser que você seja um mestre das apresentações criativas, sugiro que não use slides.

TERCEIRO – estude seu texto.
- não é ironia; sei que foi você quem o escreveu!

- mesmo assim, uma coisa é escrever, outra é estudar; não é porque você escreveu o texto que você tem na memória cada detalhe de cada parágrafo de cada página;

- você deve ler e reler seu texto; sublinhá-lo; fazer anotações nas margens etc.

QUARTO – leve CONSIGO uma cópia impressa:
- você provavelmente precisará consultar seu texto para checar alguma informação ou verificar algum comentário da banca;

- essa cópia impressa deve ser aquela que você leu e releu, sublinhou e anotou; leve-a consigo para a sala de apresentações.

QUINTO – leve caneta e papel:
- às vezes, numa mesma pergunta, são abordados vários pontos que devem ser todos respondidos/comentados; nem todos os professores são bonzinhos e/ou didáticos o suficiente para repetir de modo mastigado os pontos a serem respondidos/comentados;

- por mais zen-budista que você seja, você estará nervoso; portanto, não confie na memória e leve papel e caneta;

- enquanto o professor fala, vá anotando os pontos principais, na forma de tópicos, para depois comentar cada um dos pontos levantados, mesmo que não tenha sido feita uma pergunta direta. (Tem sempre aquele professor que gosta de fazer palestra na hora de perguntar... Ele quer mostrar pra todo mundo que sabe sobre o assunto etc. etc. etc.... É um saco até para os outros colegas, PORÉM não se iluda! Você deve interagir! Ouça com atenção, anote as passagens principais da pergunta/palestra e, ao fim, comente – nem que seja para comentar que, sobre aquele tópico, precisaria se aprofundar mais etc.)

SEXTO – SEJA HONESTO:
- a pior tragédia para um aluno diante de uma banca é ele ser perguntado e “chutar” a resposta; se você não sabe, diga que não se atentou, em sua pesquisa, para esse ponto, ou que não tem certeza, mas supõe que isso ou aquilo etc.;

- uma boa resposta para uma questão que você não sabe é dizer que não checou essa informação porque se ateve mais a outro aspecto da discussão, que lhe pareceu mais relevante;

- outra boa resposta é tentar demonstrar que, na verdade, a pergunta que te foi feita está fora do foco central de seu trabalho;

- de toda forma, nunca dê respostas no “piloto automático”; pare, respire, processe mentalmente a pergunta e – só depois – fale.

SÉTIMO – SEJA HUMILDE:
- por mais que um dos professores não seja o seu ídolo, nunca lhe seja grosseiro ou áspero.

- demonstre respeito pelos comentários de todos da banca – não precisa ficar babando o ovo de ninguém, porque isso também pega mal; apenas seja elegante com suas palavras.

OITAVO – ESCUTE A BANCA:
- alguns professores resolvem fazer palestras ao invés de perguntas; se isso acontecer contigo, esteja atento porque o professor poderá não fazer uma pergunta direta, mas abordar um assunto e pedir para que você o comente;

- nesse caso, diga de modo simples o que você pensa sobre o tema;

- uma boa forma de enfrentar uma situação assim, caso você não tenha opinião sobre o assunto, é fazer uns poucos comentários e dizer que ainda não tinha percebido a relevância daquele ponto levantado – o que seria um bom objeto de pesquisa para uma especialização...

NONO – LEVE ÁGUA, MAS NÃO LEVE COMIDA:
- pode ser que não tenha água para você no local, mas certamente você precisará de água, pois sua boca vai ressecar;

- PORÉM, não leve nada para mastigar (chocolates, biscoitos, chicletes etc.) – se você mastigar alguma coisa durante a apresentação, eu mesmo reprovo você – te reprovo do TCC, da graduação, reprovo até seu jardim de infância!

DÉCIMO – RELAXE, O PIOR JÁ PASSOU:

- embora você tenha motivos para estar nervoso, tente acalmar seu espírito; confie no seu trabalho escrito; a banca está lá para reprovar as fraudes, não para ser um empecilho a um trabalho honesto; se você fez seu trabalho honestamente, mesmo que ele não esteja o melhor dos textos, ele tem grandes chances de ser aprovado.

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