quarta-feira, 22 de junho de 2016

NOTAS SOBRE A REDAÇÃO DA CONCLUSÃO DO TCC


Assim como a introdução, a conclusão também é um texto burocrático. Ao contrário do que o leigo pensa, não é na conclusão que se põe “a cereja do bolo” de seu trabalho. Essa tal “cereja do bolo”, que é a discussão que você propôs fazer, deve vir no terceiro capítulo (lembrando que propomos um texto com três capítulos, fora introdução e conclusão). O propósito da conclusão é “burocraticamente” repetir em forma de síntese tudo que você fez. Isso é fácil de dizer, mas muitos alunos têm dificuldade em realizar.

Fazer a conclusão requer, portanto, domínio do texto produzido. Na conclusão você deverá repassar cada ponto levantado. Então, pensando em uma monografia com três capítulos, além da introdução e da conclusão, sua conclusão deverá acompanhar o seguinte esquema:

PRIMEIRO PARÁGRAFO: Repete-se qual foi o tema estudado, a problemática (questão-problema), a hipótese levantada de início e os objetivos específicos que se pretendia realizar. Dependendo de sua redação, você pode desdobrar esse parágrafo em dois, mas lembre-se da regra de evitar parágrafos curtinhos sem desenvolvimento.

SEGUNDO PARÁGRAFO: Diga o que foi feito no capítulo 01 (não me refiro à introdução, mas ao primeiro capítulo propriamente dito). Diga também os tópicos e subtópicos do capítulo. Mas, atenção, não é o caso de repetir o que foi dito, mas apenas dizer/informar/lembrar o que foi feito (ex.: no capítulo 1 estudamos a evolução histórica das normas sobre o sistema de previdência. Nesse capítulo, estudamos a diferença entre previdência pública e complementar. Também mostramos a diferença entre o sistema de previdência complementar aberta e fechada etc. etc. etc. – mas sem repetir o conteúdo que você escreveu lá no cap. 1). Importante também que você diga por que esse capítulo é importante para a discussão da problemática apresentada (ex.: o estudo do capítulo 1 foi relevante por fornecer a base normativa que serve de referência para a discussão sobre a aplicação ou não do CDC no sistema de previdência complementar fechada). Também aqui, dependendo da sua redação, o parágrafo pode ser dividido em dois, mas sempre obedecendo à regra de evitar parágrafos curtinhos sem desenvolvimento.

TERCEIRO E QUARTO PARÁGRAFOS: idem ao anterior, para os capítulos 2 e 3. Lembre-se de dar atenção especial ao capítulo 3, onde está a “razão de ser” de seu trabalho.


QUINTO PARÁGRAFO – FECHAMENTO FINAL: afirmar, então, que o estudo revela que a hipótese se confirmou, ou não, ou em partes; ou, se for o caso, que a problemática ainda não tem resposta pacífica no meio jurídico, sendo que notáveis as correntes tais e tais de pensamentos/opiniões sobre o problema investigado. PONTO FINAL. ACABOU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA, DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.