Assim como a introdução, a
conclusão também é um texto burocrático. Ao contrário do que o leigo pensa, não
é na conclusão que se põe “a cereja do bolo” de seu trabalho. Essa tal “cereja
do bolo”, que é a discussão que você propôs fazer, deve vir no terceiro
capítulo (lembrando que propomos um texto com três capítulos, fora introdução e
conclusão). O propósito da conclusão é “burocraticamente” repetir em forma de
síntese tudo que você fez. Isso é fácil de dizer, mas muitos alunos têm
dificuldade em realizar.
Fazer a conclusão requer, portanto,
domínio do texto produzido. Na conclusão você deverá repassar cada ponto
levantado. Então, pensando em uma monografia com três capítulos, além da
introdução e da conclusão, sua conclusão deverá acompanhar o seguinte esquema:
PRIMEIRO
PARÁGRAFO: Repete-se qual foi o tema estudado, a problemática
(questão-problema), a hipótese levantada de início e os objetivos específicos
que se pretendia realizar. Dependendo de sua redação, você pode desdobrar esse
parágrafo em dois, mas lembre-se da regra de evitar parágrafos curtinhos sem
desenvolvimento.
SEGUNDO
PARÁGRAFO: Diga o que foi feito no capítulo 01 (não me refiro à introdução, mas
ao primeiro capítulo propriamente dito). Diga também os tópicos e subtópicos do
capítulo. Mas, atenção, não é o caso de repetir o que foi dito, mas apenas dizer/informar/lembrar
o que foi feito (ex.: no capítulo 1
estudamos a evolução histórica das normas sobre o sistema de previdência. Nesse
capítulo, estudamos a diferença entre previdência pública e complementar.
Também mostramos a diferença entre o sistema de previdência complementar aberta
e fechada etc. etc. etc. – mas sem repetir o conteúdo que você escreveu lá no
cap. 1). Importante também que você diga por que esse capítulo é
importante para a discussão da problemática apresentada (ex.: o estudo do capítulo 1 foi relevante por fornecer a base normativa
que serve de referência para a discussão sobre a aplicação ou não do CDC no
sistema de previdência complementar fechada). Também aqui, dependendo da
sua redação, o parágrafo pode ser dividido em dois, mas sempre obedecendo à
regra de evitar parágrafos curtinhos sem desenvolvimento.
TERCEIRO E
QUARTO PARÁGRAFOS: idem ao anterior, para os capítulos 2 e 3. Lembre-se de dar
atenção especial ao capítulo 3, onde está a “razão de ser” de seu trabalho.
QUINTO
PARÁGRAFO – FECHAMENTO FINAL: afirmar, então, que o estudo revela que a
hipótese se confirmou, ou não, ou em partes; ou, se for o caso, que a
problemática ainda não tem resposta pacífica no meio jurídico, sendo que
notáveis as correntes tais e tais de pensamentos/opiniões sobre o problema
investigado. PONTO FINAL. ACABOU.
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